Escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados implementa área com foco no rápido crescimento do novo modelo de negócio
Os recentes dados da Associação Brasileira de Startups – ABStartups, mostram que o Brasil tem aproximadamente 6 mil startups, quando em 2012 os números eram menos que a metade disto, com 2,5 mil registros. Uma área que avança com passos rápidos, mas precisa de suporte especializado quando o tema é legislação, motivo pelo qual o Escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados, atento ao mercado e em constante expansão, conta agora com a especialidade em Direito Digital e para Startups.
“A legislação apresenta lacunas na previsão desse tipo de empresa. Infelizmente, a evolução legislativa está muito aquém da evolução tecnológica. Os novos executivos lidam com atividades inexistentes até pouco tempo. Do vocabulário à jurisdição, tudo é muito diferente. São moedas virtuais, incubadoras, aceleradoras, angels, blockchain, inteligência artificial, por exemplo. Nesse cenário de maiores riscos e incertezas, o papel do advogado é fundamental” esclarece Pinheiro, considerando ainda que logo no início é preciso identificar se a operação da empresa tem previsão legal, evitando desperdício de dinheiro ou até mesmo falência, realizando as corretas adequações legais.
Estar especializado nesta área de crescimento acelerado é garantir foco nesse ecossistema, oferecendo as melhores soluções jurídicas para cada fase do negócio. “Empreendedores que oferecem soluções inovadoras precisam de suporte jurídico dinâmico e flexível. Trâmites como definição do negócio, regulamentação de colaboradores à distância, tipos de impostos e formalização de investidor-anjo são apenas algumas das demandas desse tipo de executivo” complementa Pinheiro.